Adriano Luz quer "Morangos" mais bem formados
Dois dos tais novos personagens de ‘Morangos V’ “são jovens que fizeram um curso de actores de três anos numa conceituada escola do Porto”, adiantou Adriano Luz, que não revela os nomes, por “estar a cargo da TVI a estratégia promocional das telenovelas”.
O coordenador geral da Casa da Criação – empresa que produz guiões para ficção – confirmou ao CM que “a empresa está a escrever três novelas para a TVI estrear em 2008”. Adriano Luz lembra que “a actividade da Casa da Criação não se esgota nas novelas, se bem que o grande motor da empresa seja o trabalho realizado em parceria com a TVI”.
Segundo o coordenador geral, que substituiu Maria João Mira na Casa da Criação há cerca de ano e meio, a empresa cria, ainda, “escrita para teatro, cinema, documentários e livros, como os de ‘Morangos com Açúcar’ e ‘Doce Fugitiva’”. Para tal, a Casa da Criação conta com 15 autores de três equipas.
Adriano Luz, que interpretou a personagem ‘Jaime’, no início da telenovela líder de audiências, ‘Ilha dos Amores’, da TVI, acrescente-se, foi nomeado para ‘Melhor Actor’ no Festival de Monte Carlo 2007, pelo seu papel de ‘detective Ramalho’ na série da RTP 1, ‘Nome de Código: Sintra’, transmitida este ano.