Entrevistas com os Vampiros – 10 Obras sobre Vampiros

Janeiro 6th, 2010 Colocado em Morangos

Lua Vermelha estreia na SIC em 2010 e marca o início de uma revolução temática da ficção nacional, mas noutros países já existe uma longa tradição de ficção sobre vampiros. Estas são algumas das obras mais populares e marcantes do género, organizadas por ordem cronológica:

1897 – Drácula
Romance do autor Irlândes Bram Stoker sobre uma versão vampiresca de Vlad III, eternamente em busca da sua amada que morrera séculos antes. Deu origem a inúmeras adaptações para cinema, teatro e televisão protagonizadas por actores como Bela Lugosi, Christopher Lee ou Gary Oldman, e a um ainda maior número de outras obras nos mais variados géneros literários e audiovisuais ao celebrizar a figura do vampiro na cultura popular dos séculos 20 e 21.

1973 – Blade
Concebido pelo escritor Marv Wolfman e pelo artista Gene Colan para reforçar o elenco de uma banda desenhada da Marvel Comics, o caçador de vampiros Blade rapidamente se tornou popular ao fazer participações especiais noutros títulos da companhia. No final dos anos 90, uma adaptação para cinema protagonizada por Wesley Snipes revitalizou sozinha o género dos filmes de super-heróis e teve sucesso suficiente para dar origem a uma trilogia de filmes.

1976 – Crónicas dos Vampiros
Entre os anos 70 e a actualidade, a Americana Anne Rice foi a autora de uma série de doze livros que contam a vida e aventuras do nobre Francês Lestat de Lioncourt após a sua transformação em vampiro. Com títulos como Entrevista com o Vampiro, A Rainha dos Malditos e O Vampiro Lestat, as obras de Anne Rice introduziram e popularizaram uma versão romanticizada de vampiro que viria mais tarde a figurar fortemente em obras de autores terceiros.

1986 – Castlevania
Criada e desenvolvida pela empresa Japonesa Konami, a série de jogos de vídeo conta actualmente com dezenas de títulos em practicamente todas as consolas desde a Nintendo original. Os níveis lineares deram lugar a exploração livre, e mais tarde a ambientes tridimensionais, sempre com uma ambiência e banda sonora privilegiadas. Symphony of the Night é um dos mais populares e comercialmente bem sucedidos de todos os jogos para a Playstation.

1997 – Buffy, a Caçadora de Vampiros
Da autoria do genial autor-realizador Joss Whedon, a série de culto sobre as aventuras de Buffy Summers enquanto tenta conciliar uma vida normal com os seus deveres como Caçadora de vampiros, subvertendo todas as convenções do género e inovando o uso da língua Inglesa, foi um sucesso de audiências aclamado por fãs e críticos em todo o mundo. Deu origem a um spin-off focado no personagem Angel, e mais tarde a uma extensão em banda desenhada.

2002 – O Beijo do Vampiro
Remake/sequela da novela Vamp, também da autoria do argumentista Brasileiro António Calmon, conta a tradicional história de um amor perdido pelos séculos e as tentativas de um vampiro atormentado para reencontrar a sua eterna amada. Com um elenco de luxo que incluiu os actores Tarcísio Meira, Cláudia Raia e Glória Menezes, a novela e a sua banda sonora ganharam estatuto de culto em Portugal, em cujo Castelo de Almourol foi parcialmente filmada.

2003 – Submundo
Primeiro filme de uma trilogia sobre a guerra ancestral entre vampiros e lobisomens protagonizada pela actriz Kate Beckinsale, cuja personagem tem como profissão caçar e destruir lobisomens mas fica dividida entre dever e desejo ao apaixonar-se por um. Elogiado pela estética Gótica e pelos aspectos mitológicos extensivamente trabalhados, deu origem a uma sequela e a uma prequela que aprofundam as origens do conflito entre as duas espécies sobrenaturais.

2004 – Guardiões da Noite
Baseado na obra homónima do escritor Russo Sergei Lukyanenko, o primeiro filme de uma trilogia correspondente aos romances de que são adaptados conta a história de uma trégua antiga e instável entre as forças do Bem e do Mal representadas por dois grupos de figuras sobrenaturais antagónicas que se policiam mutuamente. Primeiro filme de grande orçamento da Rússia pós-Soviética, obteve retornos ao tornar-se um enorme sucesso de bilheteira no país.

2007 – 30 Dias de Escuridão
Adaptação para cinema de uma mini-série em banda desenhada escrita por Steve Niles, a acção do filme passa-se na pequena cidade de Barrow, no Alaska, onde o sol não nasce durante trinta dias no Inverno, e um grupo de vampiros aproveita o mês de completa escuridão para espalhar o terror entre os habitantes. Para sobreviverem até ao regresso do sol, os nativos de Barrow dependem de um casal de polícias interpretados por Josh Hartnett e Melissa George.

2008 – Sangue Fresco
Protagonizada por Anna Paquin no papel de uma empregada de mesa com poderes telepáticos, a série do produtor Alan Ball baseada nas obras literárias de Charlaine Harris aborda a co-existência de vampiros e humanos na pequena cidade de Bon Temps, Louisiana. Exibida pela cadeia Americana HBO, que já iniciou a produção de novos episódios, provou ser um sucesso crítico e audiométrico no seu primeiro ano, arrecadando vários prémios de televisão.

Na próxima semana… Inês Aires Pereira


Deixa um comentário