Sara Matos: “Já fui obrigada a fugir de uns fãs”

Setembro 19th, 2010 Colocado em Morangos

Sara Matos

Saiu do anonimato para protagonizar a Margarida de Morangos com Açúcar e o balanço não podia ser mais positivo. Na série juvenil, conheceu o namorado, Lourenço Ortigão, e já goza o estatuto de actriz exclusiva da TVI. Poupada, diz que amealhou os primeiros salários para no futuro comprar uma casa.

– Depois de ter sido protagonista de Morangos com Açúcar, vai integrar o elenco de Espírito Indomável. Está ansiosa para começar a gravar?

– Sim, aliás estou sempre a ligar à minha agente, para saber se já há novidades. Ainda não sei nada sobre a minha personagem mas estou muito ansiosa. Sei que vai haver muitas mudanças em relação aos Morangos e um desafio todos os dias.

– Aos 20 anos, já é uma das caras da TVI. Sente que estão a apostar em si?

– Até agora só tenho tido sorte. Tenho contrato de exclusividade com a TVI por mais três anos, o que me dá maior estabilidade e segurança.

– Com que actriz gostava de vir a contracenar?

– Com a Dalila Carmo. Não a conheço mas gosto imenso dela como actriz. É a minha referência.

– Com a sua idade, é fácil gerir o dinheiro que se ganha?

– Sim, aliás não comprei praticamente nada com o meu primeiro ordenado dos Morangos. Guardei, porque tenho a noção de que quanto mais poupar melhor será para o meu futuro. Por exemplo, ainda agora recebi um cachet generoso das cenas manipuladas que fiz ao longo de um ano e guardei esse dinheiro para no futuro ter o meu espaço. Claro que também gosto de fazer compras mas não me considero uma pessoa consumista.

– Nos Morangos, fez par romântico com Lourenço Ortigão e acabaram por apaixonar-se. Como nasceu essa história de amor?

– Acho que é uma coisa normal, tendo em conta que passávamos 24 horas sobre 24 horas um com o outro. Conhecemo-nos e fomo-nos ajudando mutuamente. E acho que foi através do lado profissional que fomos criando uma grande empatia. Acima de tudo, foi uma coisa natural, que tanto podia ter sido nos Morangos como num escritório.

– Agora vão trabalhar em projectos diferentes…

– Acho que é uma coisa natural. Estivemos juntos um ano, foi óptimo, e acho que soubemos muito bem distinguir o trabalho da vida pessoal. Correu tudo sempre às mil maravilhas. Fomos sempre o Rui e a Margarida dentro das gravações e a Sara e o Lourenço fora destas. Agora estamos os dois preparados para seguirmos com projectos diferentes.

– E foi fácil separar a ficção da realidade?

– Foi, porque somos ambos profissionais e não misturamos as coisas.

– Vai ter ciúmes quando o vir a fazer par romântico com outra actriz?

– Não. Sei que isso vai acontecer, e encaro-o com naturalidade. Nós os dois temos contrato de exclusividade, a TVI acredita nele como acredita em mim, e respeitarei sempre o trabalho dele como ele respeita o meu. É trabalho, e como somos os dois do meio é mais fácil entendermos esse tipo de situações.

– Ainda é muito nova, mas sente que encontrou o homem da sua vida?

– Não sei. Isso é uma questão muito pessoal. Neste momento, a única certeza que tenho é a de que quero ser actriz para o resto da vida.

– Como tem lidado com a exposição pública? Ainda se lembra da primeira vez em que foi reconhecida na rua?

– Lembro-me de que os Morangos tinham estreado há dois dias e quando fui à papelaria estava uma senhora com uma criança a olhar para mim e a falar baixinho. Não me vieram falar, mas claro que passada uma semana já ninguém tinha vergonha nenhuma. Tanto que, às vezes, ia no comboio a dormir e até me acordavam para falar comigo. (risos) Mas gosto imenso, porque isso é o reconhecer do meu trabalho.

– Qual foi a situação mais caricata que já teve com fãs?

– Uma vez até fui obrigada a fugir de uns fãs! (risos) Estávamos a gravar os Morangos em Londres e, do nada, apareceram cerca de cem Portugueses a gritar pelo nosso nome. Como estávamos à frente do palácio real, todos os estrangeiros que estavam lá, à espera de que a rainha passasse, vieram ver o que se passava. E, de repente, tínhamos uma multidão a olhar para nós, a pensar que éramos conhecidíssimos. No meio da confusão, tivemos de apanhar um táxi e fugir dali! Foi muito giro…

– Como é que surgiu o convite para ser protagonista dos Morangos?

– Foi tudo muito repentino. Estava no Conservatório, de manhã e à noite, com ensaios, e como estava na base de dados da Plural perguntaram-me se queria ir fazer um casting, que eu nem sabia bem para o que era. Fiz o casting de biquíni, ou seja, super desconfortável. Depois ligaram-me a dizer que tinha passado, fiz a entrevista, depois o workshop, e fui escolhida para protagonista. Em um mês, já estava a ter ensaios e a gravar os Morangos. E tive, claro, de parar com o Conservatório.

– Na altura, já sonhava com um lugar na televisão?

– Não, nunca pensei que fosse fazer televisão, porque não tem nada a ver com teatro. Televisão não é só representar, a pessoa tem de perceber que tem de mudar a sua postura, porque passa a ser um exemplo para as outras pessoas, uma figura pública. Não é só mudar do teatro para televisão, tem de se mudar também o estilo de vida.

– O que é que a Sara mudou?

– Talvez pelo facto de ser um modelo para as crianças no caso dos Morangos, tenho muito mais cuidado em arranjar-me para sair à rua. Gosto, principalmente, de ter uma maneira de vestir diferente da da Margarida, para não me associarem à personagem. De resto, não mudei muito mais.

– Gosta de ser encarada como um exemplo?

– Eu sei que sou um exemplo, através da minha personagem. Mas claro que quando fizer de má quero continuar a ser um exemplo, não em termos de personagem mas de boa actriz…

– O que é que a sua família está a pensar desta popularidade toda?

– Tenho um irmão mais novo, com 17 anos, que não liga nada. Para ele é indiferente. Ele é músico, e tem imenso talento. Não quis tentar a sorte noÍdolos não sei bem porquê… É bastante envergonhado.

– E os pais são muito babados?

– Sinceramente, os meus pais sempre me disseram que tenha cuidado e mantenha os pés assentes na terra. O maior conselho que me dão é: “As coisas são boas agora mas amanhã podem não ser. É tudo muito instável.” Eles gostam de me ver a trabalhar mas nunca ficaram deliciados por eu aparecer na televisão. Estão contentes por eu fazer aquilo de que gosto, e só dizem para ter calma e para não me deixar levar nem deslumbrar pelo lado mediático.

– E segue os conselhos que lhe têm dado?

– Sim, eles, para mim, são um exemplo. Tanto que, durante este tempo, nunca me deixei deslumbrar pela fama. Acho que o truque é encarar as coisas com naturalidade. Se vendo a minha imagem duas horas por dia, é normal que haja uma projecção maior, que as pessoas queiram saber coisas sobre mim. Mas esse reconhecimento mediático não faz com que ache que agora seja uma pessoa importante. Aliás, o que eu sou é aquilo que os fãs fazem de mim.

– Recentemente, ficou em segundo lugar no passatempo de Verão do Correio da Manhã, na categoria Sexy Teen. Como encarou esta distinção?

– Fiquei muito surpreendida, não estava nada à espera. E como os meus pais e os meus amigos não votaram em mim, deduzo que tenha conseguido tantas chamadas devido aos meus fãs, que têm acompanhado a minha personagem nos Morangos.

– Revê-se no lado de teenager sexy?

– Não, pelo menos não penso nisso. Aliás, normalmente, ando sempre muito simples, com umas calças de ganga, top e chinelos. Nem uso roupas muito justas ou que realcem a sensualidade. Sou uma rapariga simples, daí este segundo lugar ter sido uma surpresa. É como digo, não penso nisso. Quero é alcançar os meus objectivos profissionais. O meu sonho é, um dia, ser considerada uma boa actriz. Se vou conseguir isso não sei, mas vou tentar. Não penso que seja arrogante da minha parte ter essa ambição. Vou lutar muito por isso.

– Ao deixar os Morangos, está também preparada para ter de vir a fazer cenas mais ousadas?

– Nos Morangos, como é dedicado a um público juvenil, não há cenas muito íntimas. Mas, sinceramente, também acho que não irá acontecer nos próximos tempos. Se agora tivesse de me despir num filme não iria aceitar. Acho que as cenas íntimas fazem parte da carreira de uma actriz, mas a verdade é que só tenho 20 anos e estou agora a começar a minha carreira. É muito cedo. Mais tarde não sei, mas de momento não me quero rotular com essa imagem.

– Está prestes a regressar ao trabalho. O que tem aproveitado para fazer nas férias?

– Acabámos de gravar os Morangos em Junho e desde então já me fartei de viajar. Fui para a Jamaica e São Tomé e Príncipe. Tenho tido imenso tempo para descansar e estar na praia. Julgo que dá para notar… Com este bronze…

– A título profissional, sonha ser considerada uma boa actriz. E a nível pessoal, apesar de muito nova, sonha com casamento e filhos?

– Claro que é um sonho comum a muitas mulheres, mas vou ser sincera… É impossível ter 20 anos e pensar nisso. No futuro logo se verá. Agora estou concentrada na minha carreira.

INTIMIDADES

– Quem gostaria de convidar para um jantar a dois?

– O meu namorado [Lourenço Ortigão], claro.

– Não consigo resistir a…

– … pipocas. Não consigo mesmo, é impossível!

– Se pudesse, o que mudava em si, no corpo e no feitio?

– No meu corpo não mudava nada. Sou uma pessoa confiante com o corpo, tanto que faço ginásio todos os dias. No feitio, gostava de não ser tão perfeccionista.

– Sinto-me melhor quando…

– … estou a representar.

– O que não suporta no sexo oposto?

– O facto de todos os homens pensarem que as mulheres são umas complicadas.

– Qual é o seu pequeno crime diário?

– Comer gelados todos os dias. Ainda hoje comi um, e logo depois de ter vindo do ginásio.

– O que seria capaz de fazer por amor?

– Tantas coisas, como seria capaz de fazer pelo meu trabalho, pela minha família…

– Complete. A minha vida é…

– … representar.

PERFIL

Estreou-se nos ecrãs como protagonista em Morangos com Açúcar (TVI), onde fez par romântico com o namorado, Lourenço Ortigão. Aos 20 anos, tem contrato de exclusividade com a TVI e prepara-se para integrar o elenco de Espírito Indomável (TVI).

Fonte: Correio da Manhã


26 Comentários em “Sara Matos: “Já fui obrigada a fugir de uns fãs””

  1. catia nascimento Says:

    adorei veres seres protagonista dos morangos adrova ter um autografo teu i du rui fazias um par lindo para mim forao os melhores morangos ate hoje u ilenco era maravihoso quem me dera um dia tambem poder participar …
    bjs



  2. catarina Says:

    yagosto muito de ti sara matos e adorte a ti e ao lorenco ortigao eu amo voseze os dois vosez fasem o par bonito a serio



  3. Magda Melo Says:

    Olha Sara eu acho-te muito linda, aliás és muito linda, gostei de ver os Morangos com açúcar este Verão. Pronto nao tenho mais nada a dixer mas sim que és boa rapariga e que continues a tua vida a fazer personagens. porque eu acho que tens mesmo jeito para isso e mmais algumas coisas
    bjs Magda…



  4. sara maria Says:

    Adoro te margarida um dia gostava de te conhecer



  5. Alexandra Says:

    os teus fas so te querem conhecer poi nao deves fugir so em ultima ocasiao por isemplo aqueles que te querem bater esses sim deves fugir..
    um grande beijo da tua fa alexandra……



  6. Alexandra Says:

    mas nao leves e mal poisa es uma otima actriz



  7. rute Says:

    tu canta bem.



  8. luis Says:

    adora a sara matos



  9. Danilo Says:

    Gostava de foder kom tigo e o teu namurado batiame uma punheta



  10. juliana rocha oliveira Says:

    ola margarida adorei o que cantas-te no primeiro dia que fises-te os morangos e os gtc foram de mais juliiana queres ser minha amiga



  11. miguel Says:

    ola es muito bonita bibe



  12. miguel Says:

    queres bater uma punheta vala ja te estou a imaginar nua bibe please !!!amote sara matoa love



  13. miguel Says:

    olha sara eu amote asserio gostava te de conhecer bibe e tu tm gostavasme de me conhcer podiamos fazer muita coisa juntos da me o teu mail e eu doute o meu e vou te procurar no faccebok



  14. carolina Says:

    ola.tu cantas tao bem que eu adoro
    estao jira
    xau



  15. Andreia Says:

    Olá adoro ver os morangos des de pequenina bem ainda so tenho oito anos vou fazer anos a 3 de outubro olha so queria dizer te ke sou uma grande fa tua e gostava muito de ter autografos de ti do lorenço do ricardo das outras saras da ines e da lana,etc… Quem me dera algum dia ir aos morangos e tambem keria ke viesses aki ao porto santo vosses sao muito especiais param mim

    ADORO.TEEE@@



  16. luisa Says:

    estes morangos foram os melhores de sempre



  17. luisa Says:

    estes morangos foram os melhores de sempre de todos o que vao dar foi os melhores



  18. vania Says:

    és o maximo.. o meu irmao gosta de ti…



  19. manuel Says:

    oi margarida sou um dos teus fans podes darme o teu email



  20. Bibi Says:

    ADORO VOS MORANGOS FASSAM MAIS MORANGOMANIA



  21. iva Says:

    eu adoro te eu nao queria que sais dos morangos mas sei que tu querias continoar . fui ao coliseu do porto ver te mas agora eu estou sempre a ver videos repetidos na internet .
    lá por os teus fas irem atrás de ti ainda gostas deles nao é ? beijos

    iva

    sara matos : margarida bacelar



  22. iva Says:

    é verdade que vais para a novela espirito indomavel ?
    se fores leva o rui contigo



  23. Mafalda LOL LOL LOL Says:

    Olá …
    Sabes eu adorei esta(s) temporada dos MCA.
    E a de agora também té a ser gira.
    Mas contigo ainda ficava melhor!!!!

    A sério vais para essa novel do ESPÍRITO ÍNDOMÁVEL ?

    bJS
    mAFALDA



  24. iva Says:

    eu adororo vos voces sao lindos



  25. iva Says:

    sara matos és linda e divertida eu fui ao concerto dos morangos fuiao do porto de manhã .



  26. Fã dos MCA Says:

    Gostava um dia de te conhecer de te ver…
    Descansa repersentas muito bem mesmo muito bem!
    Gostava que respondeses a esta pergunta cinseramente, mas diz mesmo o que farias:
    O que farias pelo amor? ex: comer uma barata?
    responde por favor, eu sei que não tens tempo quase nenhum mas por favor responde so a esta…



Deixa um comentário