Alunos de moda

Setembro 6th, 2011 Colocado em Morangos com Açúcar 9

Ivan Bastos

É um rapaz brincalhão e divertido. É repetente do 11º ano de Design de Moda na Escola do Forte. Namora com Magda desde o ano anterior, mas a relação deles nem sempre é pacífica.

Para complicar ainda mais as coisas, este ano, vão estar mais afastados porque já não são da mesma turma e Magda vai sentir muito este afastamento. Ivan é o filho mais velho de quatro irmãos e pertence a uma família de classe média: a mãe é contabilista e o pai é fotógrafo de moda. Para vir estudar para a Escola do Forte, Ivan teve de deixar o Porto, a sua terra Natal, e vir morar para uma residência de estudantes.

Desde muito cedo, Ivan frequentou o mundo e os bastidores da moda. O seu jeito para o desenho e o gosto pelo mundo da moda fizeram-no optar pela área de design de moda, apesar de não ter a certeza do que quer seguir e estar dividido entre design de moda e arquitetura.

Ivan vai-se ver muitas vezes envolvido nas guerras entre a escola de moda e os alunos do ensino regular. É um rapaz pacífico, mas não tolera injustiças, principalmente no que toca aos seus amigos.

Sebastião Salgado

É o trapalhão da escola. Inscreveu-se por engano no curso de Design de Moda e deixou-se andar. Nunca soube bem o que queria e, quando percebeu que se tinha enganado, nem se deu a trabalho de corrigir. Frequenta o 11º ano e é a pessoa mais trapalhona, despistada e desorientada da escola. Tem pânico das aulas de educação física, pois é completamente inapto e desengonçado para o desporto e acaba quase sempre ridicularizado. Está sempre a inventar desculpas para tentar escapar às aulas de desporto, quase sempre sem sucesso, e anda sempre metido em trapalhadas. Quer a nível académico como pessoal a vida de Sebastião é o verdadeiro caos. Há quem chegue a pensar que ele tem algum atraso e por isso metem-se com ele. É muito tímido e envergonhado e nunca teve nenhuma namorada, mas tem uma paixão secreta por Alice. Pertence a uma família de classe média-baixa e vive com a mãe e com o padrasto. A mãe, Lisete, é dona de casa e o padrasto, Rui, trabalha na construção civil. Está com o pai aos fins-de-semana e nas férias.

Nuno Dias

Frequenta o 12º ano de Produção de Moda na Escola do Forte. É de Coimbra, mas veio para Lisboa para poder frequentar a escola de moda. Está a viver com os tios Jaime e Mariana e com a prima Vera, que também é aluna na Escola do Forte.

Nuno foi namorado de Sara, mas acabou o namoro para andar com Verónica, por quem se deslumbrou. No entanto, ainda não esqueceu a ex-namorada, nem ela o esqueceu a ele. Nuno foi seduzido por Verónica, que se queria vingar de Sara, mas o regresso às aulas e ao convívio diário com Sara vão baralhar as suas ideias.

O seu melhor amigo é André. Conheceram-se na Escola do Forte no 10º ano e desde então são inseparáveis. Ricardo, Kiko e Marcus estão sempre a provocar os alunos da escola de moda e são os maiores opositores de Nuno.

André Santos

Frequenta o 12º ano de Produção de Moda. É bom aluno, pois sabe que os pais fazem grande esforço para que ele possa estudar, mas a sua grande paixão são as bicicletas BMX. André é o filho mais novo de uma família numerosa que vive com bastantes dificuldades. Os pais, Rosalina e Américo, já não são novos. O pai é reformado dos correios e a mãe engoma para fora. André anda sempre a arranjar biscates e trabalhos temporários que lhe permitam manter a paixão pelas BMX, pois sabe que o orçamento familiar não dá para vícios. Marcus é o seu grande opositor dentro e fora das competições do BMX.

Nuno é o seu melhor amigo. Apesar de serem de estratos sociais muito diferentes, são muito chegados e enfrentam os alunos do ensino regular sempre que estes os provocam.

Madalena Faria

Finalista da Escola do Forte, é uma miúda despachada, extrovertida e com um look arrojado, estilo vintage, que ambiciona ser produtora de moda. Vive com os pais, Paula e Henrique, e com a irmã mais velha, Rita. A mãe é responsável pelo guarda-roupa de um programa de televisão e o pai é advogado.

Quando entrou para a Escola do Forte, no 10º ano, conheceu Ana Rita de quem se tornou imediatamente amiga. Foi através desta que conheceu Sara. Hoje em dia as três são inseparáveis.

Apesar de ser a menos vistosa do grupo, não tem complexos. É muito despachada, organizada e trabalha muito bem em grupo, aproveitando para estar sempre envolvida nas atividades da escola. O seu carácter é irreverente e não admite injustiças. Assim, não tolera as “guerras” que os alunos do ensino regular fazem aos colegas da escola de moda.

Madalena quer muito fazer produção de moda no futuro, mas tem bastantes dificuldades nas disciplinas de matemática e geometria descritiva, dificuldade que André vai ajudar a ultrapassar, bem como outros problemas da sua vida. Ao longo deste ano, Madalena descobrirá também o verdadeiro significado da palavra amor.

Magda Franco

Frequenta o 12º ano de Design de Moda e o seu sonho é ser como Verónica. Magda veio de uma família muito simples. Leonel, o seu pai é maquinista da CP e Irene, a sua mãe é costureira. Foi por causa da profissão da mãe que Magda se interessou pelo mundo da moda. Magda gosta de customizar as suas roupas e tem muito jeito. Como não tem muito dinheiro para comprar roupa, frequenta lojas de roupa em segunda mão e criou um estilo muito próprio.

Sonha com um estilo de vida mais glamouroso e acha que a amiga Verónica a pode ajudar nesta ascensão. Magda não é má rapariga, mas é muito ambiciosa e chega a ser um pouco ingénua. Alinha nos planos de Verónica, que muitas vezes a usa sem que ela perceba. Magda namora com Ivan, que reprovou este ano e ficou retido no 11º ano. Isto vai causar algum afastamento entre eles e fazer Magda mostrar um lado mais ciumento.


Deixa um comentário