Família Alves em Morangos com Açúcar 9

Setembro 7th, 2011 Colocado em Morangos com Açúcar 9

Maria do Rosário Alves

É uma mulher de temperamento caloroso. Tem uma voz dócil e meiga. Raramente se enerva e está sempre a tentar deitar água na fervura entre filho e o pai. Tal como o marido, é de origem bastante simples. Começou a trabalhar como criada aos 12 anos em casa de uns senhores ricos de Lisboa. Era muito bem tratada, mas quando quis casar com Diamantino, teve de deixar de ser empregada interna, mas foi graças aos patrões, que pode ter um casamento digno. Depois disto, empregou‑se numa fábrica. É uma mulher de valores firmes e muito religiosa. Antes de engravidar, trabalhou muito e o filho mais velho, Ricardo, foi tratado como um pequeno rei para que nada lhe faltasse. Entretanto Maria teve mais uma filha, Lili. Quando o marido conseguiu colocação numa escola de Lisboa, a família mudou‑se para a Rua das Artes. Não têm grande desafogo financeiro, mas Maria nunca deixou que nada faltasse aos seus filhos. Para ela, a família é tudo.

Diamantino Alves

É um homem simples. Fez apenas a 3ª classe, pois teve de ir trabalhar para ajudar os pais. Filho de uma família numerosa e muito pobre, Diamantino teve de começar a ganhar o sustento desde muito cedo. Vivia com a família nos arredores de Lisboa até encontrar emprego como vigilante na Escola do Forte.

Casou com Maria quando eram muito novos, mas esperaram algum tempo e trabalharam muito até terem o primeiro filho, Ricardo. Nem Diamantino, nem Maria queriam que os filhos passassem pelas dificuldades que eles tinham passado. Trataram Ricardo como um pequeno rei até que chegou Lili, que veio destronar Ricardo do posto de filho único.

Por vezes, Diamantino acha que Ricardo não aproveita a oportunidade que os pais lhe dão e receia que o filho não perceba que os estudos são mais importantes do que o surf. Com Lili tem uma relação muito especial e orgulha‑se muito dela. É um homem esperto, que se tivesse estudado teria ido longe, e um verdadeiro pai de família, que ama a mulher e que faz tudo o que está ao seu alcance para garantir um futuro digno aos filhos.

Ricardo Miguel Alves

É um rapaz machista, com mau feitio, mas divertido e pronto para a festa. Anda no 12º ano da área de ciências da Escola do Forte, mas é pouco aplicado nos estudos e o seu sonho é o surf.

Passa mais tempo no mar à procura da melhor onda do que a estudar e as suas notas refletem isso. Ricardo considera-se o “Rei” da escola e os colegas respeitam-no. É bonito e desperta a atenção das raparigas, mas só tem olhos para Ana Rita. É completamente apaixonado por ela e, acima de tudo, gosta de ser o namorado da rapariga mais gira e cobiçada da escola. Os seus melhores amigos são Kiko e Marcus. Andam sempre juntos, sendo Ricardo o líder do grupo.

Vive com os pais, Diamantino, vigilante na Escola do Forte, e Maria, desempregada, e com a irmã mais nova, Lili. Ricardo adora os pais e a irmã e a família ocupa um lugar muito importante na vida dele. Apesar de viverem com bastantes dificuldades financeiras sempre foram uma família feliz e unida.

Liliana Cristina Alves

Entrou para o 7º ano da Escola do Forte. É a filha mais nova de Diamantino e de Maria e é irmã de Ricardo.

Excelente aluna, adora estudar, especialmente ciências e matemática. Lili tem uma relação muito próxima com o pai, apesar de também se dar muito bem com a mãe. É a filha doce que qualquer pai gostaria de ter e adora o irmão, apesar de ele nem sempre lhe dar grande importância.

Lili receia a entrada para a nova escola, mas tudo corre bem e faz rapidamente amizade com Fred e Tiago. A relação dos três vai ser muito engraçada e neste grupo Lili é a mais despachada e, com a sua ingenuidade, não percebe que eles se sentem constrangidos com a presença feminina dela.


Deixa um comentário