Rita Pereira: “Sou viciada em feiras”

Setembro 19th, 2010 Colocado em Morangos

Rita Pereira

Durante três anos, Rita Pereira adiou o desejo de tirar um curso de formação no estrangeiro. Sempre que idealizava aprofundar os seus conhecimentos, surgia um papel de destaque na televisão. Agora, depois da Mel de Meu Amor, a actriz embarca para os EUA, numa viagem que servirá não só para crescer enquanto profissional mas também para se redescobrir e, acima de tudo, voltar a sentir o sabor do anonimato.

“É claro que me vai saber bem ser apenas a Rita. Seria medíocre se dissesse o contrário”, assume a jovem, numa entrevista exclusiva para o Correio da Manhã, que estará fora de Portugal até ao Natal. “Vou aprender um novo método [curso de representação na escola de teatro The Lee Strasberg Institute]. Terei contacto com novas técnicas, novas pessoas, culturas diferentes. É muita coisa positiva junta. É a paz, o redescobrir-me, voltar a estar sozinha…”, diz, admitindo que a sua estada em Los Angeles poderá prolongar-se.

Ainda que o curso seja apenas de três meses, a actriz, da TVI, não descarta a hipótese de ficar nos EUA por mais tempo “se tudo correr bem”. Sem falsas modéstias, Rita Pereira garante que não teme o esquecimento do público. “Isso não tem acontecido com outras pessoas… Além disso, como tenho contrato com a TVI, mesmo que as pessoas se esqueçam, têm de voltar a lembrar-se…”, afirma, em jeito de brincadeira.

NAMORADO

Apesar do investimento na carreira, Rita Pereira não pretende ficar nos EUA. Até porque há razões muito fortes para voltar: a família e o namorado, Miguel Mouzinho.

A relação com o arquitecto já dura há algum tempo mas só agora a jovem resolveu assumir a paixão. “Estou muito feliz. Encontrei o meu caminho”, adianta Rita, que volta a unir a paixão ao trabalho. Mas desta vez as coisas parecem bem diferentes. Depois do romance muito mediático com Angélico Vieira, a actriz vive uma relação mais discreta. E está a saber-lhe melhor do que nunca.

“Aprendi com a minha antiga relação. Portanto, agora as coisas vão ser um bocadinho diferentes. O Miguel odeia a exposição pública. É claro que ele compreende, para ele não é um bicho de sete cabeças, mas gosta de se manter à parte. Eu deixo que ele tome a sua opção. Percebo-o perfeitamente, e para mim também é bom. Parece que tenho uma vida privada ainda mais privada”, refere.

Assumindo ser uma mulher romântica, Rita Pereira gosta de surpreender a sua cara-metade. “Faço algumas surpresas, como escrever-lhe, com os dedos, mensagens no carro. E claro que quem é romântico também gosta de ser surpreendido”.

LONGE DA TELEVISÃO

E, tal como com a sua anterior relação, Rita Pereira une o amor ao trabalho. Isto porque Miguel Mouzinho convidou-a para ser sua sócia no Vila Louize, no LX Factory, em Alcântara, Lisboa. E é nesse espaço que irá abrir, muito em breve, a sua loja de roupa. Um desafio que há muito queria abraçar.

“Já queria ter uma loja minha há algum tempo mas não sabia muito bem o quê. Não tinha paciência para procurar um espaço e o convite do Miguel foi perfeito. Foi juntar o útil ao agradável”, adianta a agora empresária. “É óptimo termos outros caminhos, torna-se um escape”, assume. E será na Ritó que Rita mostrará a sua veia criativa. É que a actriz teve uma participação bastante activa na criação das roupas. “Sou viciada em feiras e em roupa barata, e desde pequena que altero as minhas roupas. Via a forma como a minha avó paterna trabalhava os tecidos e isso inspirou-me. Alterava as minhas roupas, e até as das minhas amigas, porque gosto de peças diferentes, que mais ninguém tenha”, explica.

E, durante um mês, a actriz viajou pelo Oriente, onde procurou ideias e não só. “Metade da roupa da minha loja é desenhada por mim, a outra metade é comprada. Ao chegar à China, percebi que podia efectuar a roupa como eu queria. E assim foi”, revela Rita, que também concebeu a loja à sua imagem. “É como se fosse a minha casa de bonecas, em que as pessoas, ao irem comprar roupa, têm de abrir o armário. Dentro da loja, tenho o meu toucador, uma máquina de costura que era da minha avó. Tem peças minhas, que comprei e restaurei. Sou apaixonada pelo romântico, pelos anos 30, pelas pin-up, pelos vintages, e quis criar o meu próprio lar”, adianta, entusiasmada com o novo Vila Louize. Que, além da sua loja, terá uma outra loja de roupa para homem, restaurante, bar, loja de tatuagens, escolas de DJ e de barmen e galeria de arte. Um espaço de moda criado em parceria com o namorado, com quem a própria assume ser fácil trabalhar. “Somos uma balança. Apesar de sermos muito parecidos, eu e o Miguel somos também muito diferentes: eu sou mais impulsiva, mais acelerada, ele é mais calmo, tranquilo. O Miguel é um criativo”, elogia.

Assumindo que, actualmente, a sua vida é um sonho tornado realidade, Rita não descarta o casamento: “Claro que quero casar, mas não pela Igreja. Quero uma cerimónia na praia. E está completamente fora de questão não desenhar o meu vestido de noiva…”

TRIUNFO NOS EUA

Tal como Rita Pereira, também Benedita Pereira e Daniela Ruah escolheram os EUA para tirar um curso. “Não vou com a ideia de ficar”, assume a actriz, que tece elogios a Ruah. “Fico muito orgulhosa do que ela tem feito. Ela lutou muito para lá chegar”, afirma.

NOVA TATUAGEM

Rita Pereira fez recentemente uma tatuagem. No pé, é visível o número 3. “Prefiro não revelar o seu significado, mas posso dizer que o 3 é o meu número da sorte”, adianta a actriz da TVI.

RELAÇÃO DISCRETA

A relação dura há alguns meses mas só agora Rita Pereira e Miguel Mouzinho resolveram assumir… Sempre que aparece junto, o casal faz questão de manter a discrição, sem, no entanto, esconder a cumplicidade. “Encontrei um novo olhar”, afirma a actriz, que prefere manter este relacionamento mais resguardado. Juntos no amor e no trabalho, Rita e Miguel preferem a privacidade.

AMIZADE FIRME

Amigas desde os tempos da novela Doce Fugitiva, Rita Pereira e Mariana Monteiro viram a sua amizade comprometida quando surgiu o rumor de que Rita teria roubado o namorado (Mouzinho) à colega. “É uma história ridícula”, garante Rita Pereira.

A DOCE MEL

A última protagonista de Rita Pereira foi Mel, na novela Meu Amor. “Foi um projecto maravilhoso. Trabalhei pela primeira vez com pessoas extraordinárias e voltei a contracenar com profissionais que adoro, como o Manuel Cavaco e a Margarida Marinho”, diz.

O COMEÇO

Foi em Morangos com Açúcar (2004) que tudo começou… Na pele de Soraia, Rita Pereira conquistou o público. Foi na série que conheceu o ex-namorado, Angélico Vieira, e que se tornou numa das actrizes mais mediáticas.

AS DATAS

Em 2006, a telenovela Doce Fugitiva deu a Rita Pereira a sua primeira protagonista. A Estrelinha marcou uma reviravolta na carreira da actriz. Ao lado de Rodrigo Menezes, a actriz deu corpo a uma personagem que, volvidos quatro anos, ainda continua bastante recente na memória dos espectadores.

Sempre requisitada para muitos programas, Rita Pereira acedeu ao convite da RTP para mostrar os seus dotes artísticos no programa Dança Comigo. Nesse mesmo ano, Rita enfrenta outro desafio profissional: a personagem Alice, em Feitiço de Amor. Mais uma protagonista no currículo da actriz, de 27 anos, que fez par romântico com José Carlos Pereira.

O ano de 2008 foi de muito trabalho para a actriz, que se estreou ainda no teatro com o musical Produtores.

Fonte: Correio da Manhã


3 Comentários em “Rita Pereira: “Sou viciada em feiras””

  1. michael simões guedes Says:

    ola rita pereira sou quele rapaz no hi5 eu espero que vijas esse comentario meu sonho de actor de morangos com açucar e espero que estejas feliz nas ferias tu sabes tenho paralisia cerebral do lado direito mas nado normalmente como tu eu gosto que tu fazes nas novelas eu sou o teu grande fa eu preciso tua ajuda de ser actor eu espero que estejas bem

    assinado michael simões guedes



  2. michael simões guedes Says:

    meu adereço de é chemin des sauges 4 1018 lausanne



  3. michael simões guedes Says:

    meu adereço de casa é chemin des sauges 4
    1018 lausanne eu fico a tua espera rita pereira seras minha grande fá



Deixa um comentário